labirinto eletrico
Desenvolvemos o labirinto elétrico que tem como objetivo mostrar a energia eletrostática de uma forma divertida e dinâmica. Entretendo o observador e testando sua coordenação.
Resumo:
Este trabalho fala sobre a experiência física que se chama ‘’labirinto elétrico’’.
Usando nossos conhecimentos sobre a energia eletrostática que tem como conceito o estudo de cargas elétricas em repouso.
Desenvolvemos o labirinto elétrico, que funciona da seguinte forma: é preciso passar o gancho pelo arame sem haver o contato, pois caso o mesmo aconteça, o alto-falante irá ser acionado e a luz assim como ele (o alto-falante), se acionará.
Conclusão:
O resultado de nossa experiência permitiu mostrar a energia eletrostática, essa energia é armazenada numa distribuição elétrica mostrando através de passar o gancho pelo arame, sem haver contato e se houver irá acender uma luz e uma buzina irá tocar.
E quem conseguir passar por todo o percurso sem ser “dedurado”, ganhará um bombom como ‘’premiação’’.
Desenvolvimento:
A corrente elétrica vai da bateria, passa pelo interruptor, passa pelos 2 aparelhos e percorre o arame. Quando chega no arame, ela vai até a outra ponta deste, que está fixada na madeira, não completando o circuito.Mas quando a pessoa encosta no arame, a corrente segue pelo fio que a pessoa está segurando (na verdade ela segura um arame que está conectado ao fio)
E esse fio segue até o pólo positivo da bateria, completando o circuito.
Os arames, conexões, fios, papel alumínio entre as duas baterias, tudo isso oferece pouca resistência a passagem da corrente elétrica, visto que eles são constituídos de materiais que são bons condutores. Já os dois dispositivos, estes possuem uma resistência maior, e a corrente se distribui nos 2 com a mesma