Lab de quimica ufjf
PREPARAÇÃO E DILUIÇÃO DE SOLUÇÕES
No nosso cotidiano vários dos produtos comercializados em supermercados e farmácias são soluções. Por exemplo, a água sanitária utilizada para limpezas em geral é uma solução de hipoclorito de sódio. Uma solução é uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias. Nesta o componente que existir em menor quantidade é chamada de soluto. Qualquer substância que forme um sistema homogêneo com a água, esta será sempre considerada como solvente, mesmo que esteja em menor quantidade. No preparo de soluções a vidraria utilizada é o balão volumétrico, este possui um traço de aferição situado no gargalo, que determina o limite da capacidade do mesmo. Quando o solvente atingir o traço de aferição, observa-se a formação de um menisco. LEITURA DO MENISCO Para soluções translúcidas a leitura sempre se faz na parte inferior do menisco, enquanto para soluções não translúcidas a leitura se faz na parte superior do menisco.
• O preparo de soluções deve seguir a seguinte ordem: 1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) Pesar ou medir o soluto; Dissolver o soluto, em um béquer, usando pequena quantidade do solvente; Transferir quantitativamente para um balão volumétrico; Completar o volume com o solvente; Homogeneizar a solução; Padronizar a solução preparada, quando necessário. Guardar as soluções em recipientes adequados e rotulados.
As soluções podem apresentar caráter ácido, neutro ou básico. Um modo simples de saber ou comprovar estas propriedades químicas é através de indicadores ou papel indicador universal de pH. Existem vários indicadores ácido-base, porém trabalharemos apenas com o papel de tornassol, o papel indicador universal e solução de fenolftaleína. O papel de tornassol azul fica vermelho em meio ácido e o papel de tornassol vermelho fica azul em meio básico. A solução de fenolftaleína permanece incolor em meio ácido e fica rosa em solução básica. As diversas soluções preparadas são padronizadas em função de suas concentrações molares,