O que é inovação?
Fala-se muito em inovação nos últimos tempos. Mas, o que é exatamente inovar? Em que consiste a inovação e para que serve? Quem e como se pode inovar? Eis algumas perguntas que são importantes responder.
Criatividade e Inovação
A criatividade é um atributo que está na base do pensamento humano; todos a possuem sem exceção, mesmo que em alguns este talento permaneça apenas latente, porém para todos pode ser liberado e/ou estendido através de metodologias específicas. São essenciais para o desenvolvimento e competitividade. Contudo, assim como a inovação, a criatividade sem direção é pouco produtiva. O processo criativo exige mente aberta e receptiva ao novo. Para cada problema sempre há mais de uma solução. As pessoas criativas são aquelas que estão constantemente buscando novas maneiras de resolver os novos e os velhos problemas. A pessoa criativa não se contenta com saber o que deve ser feito; ela se pergunta sempre: como fazer melhor e diferente? Mas, se o pensamento criativo é a base de uma idéia inovadora, para se traduzir em competitividade, essas idéias têm que apresentar resultados. Inovar não é somente ter idéias diferentes, mas ter idéias diferentes que sejam viáveis do ponto de vista do mercado. Não adianta inventar soluções que ninguém acredita. Quanto mais idéias, mais provável será achar uma que seja realmente viável e inovadora. Por isto, é importante se dedicar para responder algumas perguntas:
• Posso fazer minhas atividades de forma diferente?
• Posso fazer mais sem comprometer a qualidade?
• Como poderia agregar valor ao que eu faço?
• Que outros produtos poderiam ser criados a partir do que já existe?
Troca de experiências e aprendizagem coletiva
A noção de um gênio solitário não existe na prática. Ninguém inventa nada sozinho, mas aproveitando o conhecimento existente e produzido por outros. Para que a inovação seja um processo permanente, é preciso trabalho de equipe.