LAB 7
CAMPUS DE GUARATINGUETÁ
DEPARTAMENTO DE MATERIAIS E TECNOLOGIA
LABORATÓRIO 7 DE PROCESSAMENTO DE MATERIAIS CERÂMICOS
FABRICAÇÃO DE MOLDES(ESTAMPOS) DE GESSO PARA
COLAGEM DA BARBOTINA
Resumo: Os moldes utilizados na colagem de barbotina geralmente são de gesso de alta permeabilidade e pequeno tamanho de poro de modo a absorver a água da barbotina sem escoamento das partículas em suspensão para dentro da parede do molde. Para o construção do molde existem diferentes técnicas, como: moldagem por pressão, por vácuo, centrífuga, entre outros.
O objetivo deste laboratório consistiu na fabricação moldes de gessos absorventes com diferentes consistências, avaliando sua influência nas propriedades do molde. Esta turma utilizou a consistência
70. Assim, quantidades de água e gesso adicionados, foram as menores e maiores, respectivamente, comparadas as outras consistências. Foi possível notar também, que quanto maior a quantidade de gesso na mistura, maior será a resistência mecânica adquirida pelo material. Deve considerar-se também a consistência do gesso está diretamente ligada com o manuseio do mesmo e, por isso, é uma característica importante de estudo. Por fim, é importante também controlar as condições de cura. Palavras-chave: Colagem, Molde, Consistência, Gesso, Água.
1. Introdução
1.1 - Molde
Os moldes utilizados na colagem de barbotina geralmente são de gesso de alta permeabilidade e pequeno tamanho de poro de modo a absorver a água da barbotina sem escoamento das partículas em suspensão para dentro da parede do molde.
Normalmente o diâmetro dos poros dos moldes de gesso é em torno de 0,1 µm, o que é menor que o diâmetro médio de partículas usualmente empregado em suspensões. Deste modo não ocorre migração significativa das partículas para dentro dos capilares do molde.
As vantagens deste tipo de molde são o custo relativamente baixo, simplicidade no manuseio, porosidade controlada e boa exatidão dimensional. Estes moldes podem ser