La terra dei cachi
Disciplina- Estudos Linguísticos I
Prof. Camila Teixeira Saldanha
Alunas: Joêni Kehl e Patrícia Garcia Bernard
Atividade Avaliativa sobre Morfologia
1.
O Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (2001) mostra como primeiro significado de morfologia: “estudo da forma, da configuração, da aparência externa da matéria”.
Inicialmente o termo era utilizado em ciências da natureza, botânica e geologia. Foi no século XIX que o termo começou a ser utilizado na linguística. Nessa época, o modelo evolucionista de Darwin era muito influente, sendo assim, se acreditava que o estudo da “evolução” das “quatrocentas ou quinhentas” raízes básicas do indo-europeu, poderia vir a solucionar o grande enigma sobre a origem da linguagem. Nos tempos de hoje, a questão está praticamente fora do campo da pesquisa linguística, e “o estudo da forma das palavras” tem outra alcance e complexidades.
2.
August von Schegel (1818), através de um estudo comparativo desenvolvido no século XIX, formulou uma tipologia morfológica, reorganizada depois por August Schleicher (1821-1868), segundo essa, todas as línguas poderiam ser distribuídas em três tipos:
Isolantes: onde todas as palavras são raízes, ou seja, as palavras não podem ser segmentadas em elementos menores; estas são portadoras de informação gramatical e /ou significado lexical.
Aglutinantes: as palavras combinam raízes (elementos irredutíveis e comuns a uma série de palavras) e afixos distintos para expressar as diversas relações gramaticais.
Flexionais: palavras em que raízes se combinam a elementos gramaticais, que indicam a função das palavras e não podem ser segmentadas na base de “um som e um significado”.
3.
Se sabe que não existe uma língua que seja exclusivamente isolante, aglutinante ou flexional. O que acontece é uma propensão maior a se organizar as palavras conforme um ou outro tipo de classificação.
4.
Bloomfield