L1 gab
Departamento de Ciência Política
Métodos Quantitativos e Técnicas em Ciência Política (FLP0406)
1º semestre / 2015
Lista de exercícios para casa nº 1
Esta lista deve ser entregue em 09/03/2015
Exercício 1) Ao longo do curso pretende-se trabalhar com duas teorias gerais amplamente utilizadas nas pesquisas em Ciência Política.
A primeira foi considerada no laboratório 1, que é a relação entre regimes políticos e a oferta de serviços públicos (e que será retomada no exercício 4 desta lista).
A segunda é a chamada Teoria Econômica do Voto.
A fim de introduzir ainda que brevemente esta segunda teoria, considere a seguinte afirmação: “A melhor performance econômica de um governo aumenta o número de votos no incumbente”. Trata-se de uma afirmação causal, com grandes pretensões de generalização, que resume aquela teoria. Este enunciado vincula, portanto, o resultado de uma eleição ao desempenho econômico de um governo. Os eleitores escolheriam em quem votar retrospectivamente, optando pela manutenção do governo no poder se a economia apresentasse bons resultados. Quando este não for o caso, o eleitor puniria os atuais governantes, elegendo a oposição. Justamente por isso, é preciso que essa relação anunciada entre aspectos econômicos e políticos seja observada empiricamente.
O primeiro desafio é operacionalizar os conceitos utilizados; ou seja, encontrar bons indicadores empíricos para cada um deles. Desejamos, assim, operacionalizar a noção de “performance econômica”, aqui definida como “o desempenho econômico alcançado pelo governo incumbente no ano imediatamente anterior às eleições”. Suponha então que tenhamos séries mensais para os seguintes indicadores:
Taxa de desemprego;
PIB;
PIB per capita;
Número de pessoas com carteira assinada;
Número de indivíduos com ensino superior;
Taxa de pobreza.
Com base no enunciado acima, responda às seguintes questões:
a) Em sua opinião,