Kurose camada de enlace
Nela encontramos hospedeiros e roteadores (chamados de nós) e canais de comunicação (enlaces). Entendendo isso podemos dizer que para se transportar um datagrama de uma origem a um destino ele precisa pertencer a um enlace individual, consequentemente ele será encapsulado em um quadro de camada de enlace por um nó transmissor e transmitido para dentro do enlace. Dessa forma um nó recebera esse quadro e extrairá o datagrama.
Como já dito, um protocolo da camada de enlace é utilizado para transportar um datagrama por um enlace individual. Esse protocolo define o formato dos pacotes trocados entre os nós nas extremidades do enlace e também suas ações, tais como, detecção de erros, retransmissão, controle de fluxo e acesso aleatório. Um protocolo de camada de enlace é encarregado de movimentar os datagramas de camada de rede nó a nó por um único enlace no caminho. Embora o serviço básico seja mover um datagrama de um nó para outro por um único enlace de comunicação os detalhes do serviço podem variar, por exemplo, pode ou não prover entrega confiável, dessa forma a camada de rede deve ser capaz de realizar sua tarefa respeitando as definições individuais da camada de enlace.
Entre outros possíveis serviços que podem ser oferecidos por um protocolo de camada de enlace estão:
- Enquadramento de dados: consiste em encapsular cada datagrama da camada de rede em um quadro de camada de enlace antes de transmiti-lo pelo enlace.
- Acesso ao enlace: controle de acesso ao meio especifica as regras segundo as quais um quadro é transmitido pelo enlace. Tem mais utilidade quando vários nós compartilham o mesmo enlace de broadcast, acesso múltiplo, assim então, ocorrendo o controle e coordenação das transmissões de quadros dos muitos nós.
- Entrega confiável: ele garante que vai transportar cada datagrama da camada de rede pelo enlace sem erro.
- Controle de Fluxo: tanto o nó emissor como o nó receptor tem capacidade limitada de