Trabalho sobre cabos de alta tensão com alma de aço
CONTEÚDO: CABOS COM ALMA DE AÇO
• DEFINIÇÃO DE CONDUÇÃO ELÉTRICA
•CARACTERÍSTICAS
•ORIGEM E POR QUE UTILIZAR ALMA DE AÇO
• TIPOS DE CABOS
• ESPECIFICAÇÃO DE CABOS CONDUTORES
DEFINIÇÃO DE CONDUÇÃO ELÉTRICA
A transferência de energia por condução entre dois sistemas somente ocorre enquanto há contato material entre os dois. Nesse caso, ela ocorre com uma densidade de fluxo (q, W m-2) que é descrita pela Lei de Fourier:
Nessa equação, ΔT (K ou °C) é a diferença de temperatura entre os dois sistemas e Δx (m) é a distância. Denomina-se o quociente ΔT/ Δx (K/m) também de gradiente térmico. O sinal negativo aparece na equação para indicar que a energia flui do ponto de maior temperatura ao de menor temperatura, contrário ao gradiente térmico. Pela equação 5.1 verifica-se, portanto, que a densidade de fluxo de energia é proporcional ao gradiente térmico conforme um fator de proporcionalidade λ, denominado de condutividade térmica. A unidade da condutividade térmica, no SI, é W m-1 K-1. A condutividade térmica é uma propriedade do material pelo qual a condução ocorre, e seu valor pode ser determinado experimentalmente. Para diversos materiais comuns os valores da condutividade são listados na Tabela 5.1.
Pela Tabela 5.1 verifica-se que, em geral, a condutividade térmica decresce na seqüência sólidos – líquidos – gases, exceções feitas aos plásticos PVC e polietileno, que possuem valores de λ muito inferiores aos outros sólidos, e ao mercúrio líquido que apresenta uma maior λ do que os sólidos não metálicos. Os metais sólidos possuem os maiores valores de condutividade térmica; eles são, em outras palavras, os melhores condutores de calor. Os gases apresentam valores muito pequenos de condutividade térmica; eles são maus condutores ou isolantes térmicos.
CARACTERÍSTICA DOS CABOS CONDUTORES
Os condutores das linhas de transmissão, são considerados os elementos