kpop
O QUE FOI A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A Revolução Industrial foi a transição para novos processos de manufatura entre o século XVII e século XIX, incluindo a transição da produção artesanal para a produção por máquinas tendo assim a fabricação de produtos químicos, ferro e novas fontes de energia, substituindo a madeira pelo carvão. A Revolução teve início na Inglaterra e em poucas décadas se espalhou pela Europa ocidental e os Estados Unidos.
Sendo um acontecimento de grande importância na história, a Revolução Industrial influenciou em quase todos os aspectos da vida cotidiana da época. Nas palavras de Robert E. Lucas Jr., ganhador do Prêmio Nobel: ” Pela primeira vez na história o padrão de vida das pessoas comuns começou a se submeter a um crescimento sustentado. Nada remotamente parecido com este comportamento econômico é mencionado por economistas clássico, até mesmo como uma possibilidade teórica.”
A duração da revolução ainda é um assunto muito comentado entre historiadores, por exemplo, Eric Hobsbawm considera que a revolução teve o seu “BOOM” na Grã- Bretanha, e não foi muito reconhecida, enquanto T.S. Ashton considera que ela ocorreu aproximadamente no final do século XVIII e inicio do século XIX. Mas outros dizem que esse processo se deu de forma gradual e que o termo ‘revolução’ é equivocado.
A revolução instigou uma era de forte crescimento econômico e historiadores afirmam que foi o maior acontecimento desde a domesticação de animais e a agricultura. A primeira revolução evoluiu para a segunda com o grande avanço tecnológico, proporcionando o aumento de navios, barcos e ferrovias à vapor e a fabricação em larga escala de máquinas e o aumento de indústrias movidas pela queima do carvão.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NO BRASIL
Na época que começou a revolução na Inglaterra, o Brasil ainda era colônia de Portugal, sofrem os efeitos do Pacto Colonial imposto pela coroa portuguesa. Portanto, não havia permissão para instalação de