koryo
Este método foi desenvolvido na Corea pelo DR. TAE WOO YOO, em 1975, tem como finalidade o tratamento de diversas patologias através dos 345 pontos, dos 14 micromeridianos que fluem nas mãos.
Esta técnica hoje vem sendo largamente utilizada por acupunturistas, principalmente por ser de fácil aplicação e também pelo fato de podermos utilizar pontos que na Acupuntura sistêmica convencional não são recomendados, ou aqueles pontos que estão localizados em regiões extremamente dolorosas, com resultados bastante satisfatórios.
O principio da Terapia Koryo Sooji Chim está relacionado com o fato de que a mão é um microcosmo que contém pontos correspondentes ao órgão acometido pelo desequilíbrio, e este apresentará reação aos estímulos diversos a que forem expostos.
Nas páginas a seguir tentarei explicar um pouco mais desta técnica e principalmente incentivar a prática para beneficio daqueles que mais necessitam.
DEFINIÇÃO DE SAÚDE E DOENÇA SEGUNDO A KORYO SOOJI CHIM
Uma pessoa tem saúde quando consegue manter vida normal nos aspectos físicos, mental e social, porém, caso algum destes itens estejam em desequilíbrio, dizemos que esta pessoa está doente.
A doença pode ser causada por diversos fatores como clima, alimentação, estafa, neurose, poluição, intoxicação, etc.
As referências de saúde segundo a terapia KORYO SOOJI CHIM são as seguintes:
As mãos e os pés devem apresentar calor adequado, isso significa que a circulação sangüínea está normal. Se a circulação sanguínea não estiver funcionando bem, imediatamente as mãos e os pés tornam-se gelados, o coração dispara e ocorre e o fenômeno de elevação das energias, tontura e se for grave, aparecem sintomas como dores de cabeça, cansaço, fraqueza e estafa. Quando ocorre calor anormal no interior do corpo, logo observaremos que as extremidades estarão quentes, o que significa que algum processo inflamatório agudo está se desenvolvendo.
Assim constatamos que a circulação sangüínea interfere diretamente