Kolinha
846 palavras
4 páginas
O candidato a qualificação como Inspetor de Pintura Industrial N-1 deverá agendar seu exame de qualificação ou recertificação na ABRACO.Os exames de qualificação de um candidato serão efetuados em duas etapas:
Etapa 1 – Conhecimento Teórico
A avaliação se dará em duas provas. O candidato deverá atingir um grau mínimo de 70% de acerto em cada uma das provas para ultrapassar esta etapa. As provas são:
PROVA TEÓRICA – Prova contendo 30 questões de múltipla escolha para avaliar o conhecimento geral do candidato em corrosão, tintas industriais, conceituação e esquemas de pintura, preparo de superfície, aplicação de tintas, inspeções de avaliação de qualidade na aplicação, controle de qualidade em recebimento e armazenamento de tintas, documentação e qualidade em saúde, segurança e meio ambiente.
ESTUDO DE CASO – Prova contendo 15 questões discursivas onde o candidato será avaliado na identificação de esquema de pintura em um determinado equipamento (tanque, plataforma, tubulação, navio, monobóia, etc) localizado em condições ambientais especificas de atividade e agressividade corrosiva. A essa condição e equipamento, será formulado uma situação de campo para que o candidato avalie as conformidades, preenchendo os relatórios correspondentes (Relatórios de Inspeção e de Não-Conformidade). Além disso serão formuladas 10 questões relacionadas ao caso para avaliar se o candidato domina os conhecimentos gerais de inspeção de pintura e interpreta corretamente as normas utilizadas.
Etapa 2 – Provas Práticas de Campo
A avaliação se dará em 8 provas. O Candidato deverá atingir um grau mínimo de 70% de acerto em cada uma das provas para ser aprovado. As provas práticas de campo simularão atividades de inspeção a serem obrigatoriamente cumpridas pelo inspetor em sua atividade.
As provas práticas de campo são:
* PPC 01 – Inspeção Visual – O candidato será avaliado quanto à identificação e mapeamento das diversas falhas e defeitos encontrados em uma