Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Curso: Administração
Disciplina: Analise de investimentos
ATIVIDADES PRÁTICAS
SUPERVISIONADAS (ATPS)
Professor
Semestre: 5º Semestre Turma C - Noturno
Aluno (a): RA:
Aluno (a): RA:
Aluno (a): RA:
Aluno (a): RA:
Taboão da Serra – MARÇO 2015
Etapa 1
Passo 1 A sociedade brasileira vem aprofundando debates, ainda que de forma incompleta, sobre os meios de geração de riqueza econômica e social e como fazê-lo de forma sustentada.
O ano que se apresenta já é dado como perdido do ponto de vista econômico. Por mais que previsões feitas em janeiro embutam uma grande margem de erro, pouca gente no mercado aposta em um crescimento do PIB acima de 0,5% em 2015. Se tudo der certo, a retomada começa no segundo semestre e uma expansão mais forte deve vir mesmo só em 2016.
Com a inflação alta, é bastante provável que os juros tenham de subir, o que desestimula a atividade. Além disso, cortes de gastos e aumentos de impostos que estão sendo anunciados pelos governos estaduais e federal terão um impacto negativo na economia brasileira. Embora sejam ações que abrirão espaço para um maior investimento privado, elas levam tempo para surtir efeito. Assim, o país deve atravessar no biênio 2014/2015 o pior cenário de crescimento desde os anos de 1998 e 1999
A tendência de aumentar os juros para controlar a inflação também é vista com maus olhos. “A única solução é uma redução profunda nos gastos do governo. Isso deixa o Estado mais leve para reduzir a dívida pública e ter mais dinheiro para realizar investimentos.”
Os especialistas também sugerem medidas como a depreciação do real frente ao dólar e a diminuição da taxa de juros a fim de estimular as exportações e alcançar uma balança comercial favorável.
O consumidor pode sofrer mais agora. Mas 2015 será ruim para que