kkkkkkkkkkkk
A taxa de juros é determinada no mercado financeiro, basicamente, em função da oferta e demanda de recursos financeiros. Porém, quanto maior for à incerteza de haver retorno do capital investido, maior deverá ser o valor da taxa de juros.
Os juros são o preço do dinheiro e como tal, também recebe a influência da Lei da Oferta e da Demanda. Isso quer dizer que quando o dinheiro está escasso, seu preço sobre, ou seja, a taxa de juros se eleva.
Entretanto, quando há abundância de dinheiro na economia, seu preço cai, isto é, a taxa de juros diminui. Então, pode-se concluir que a taxa de juros é obtida através da relação entre oferta e demanda por moeda (dinheiro) na economia.
Se o Brasil começa a crescer, a demanda cresce junto, porém a oferta não acompanha, é por isso que acontece a elevação da taxa de juros.
Um aumento da taxa de juros desestimula o investimento e o consumo. Diante de uma menor demanda, os preços tendem a cair, o que reduz a inflação.
As taxas de juros são uma das melhores estratégias para conter o aumento da inflação, pois quanto mais alto for o valor da taxa de juros, menos as pessoas irão fazer empréstimos e financiamentos, logo com pouco dinheiro em circulação, é menos provável que os negociantes irão aumentar seus preços e como consequência desvalorizar a moeda.
A demanda sempre influencia a oferta, ou seja, a demanda que determina o movimento da oferta. A demanda pode, muitas vezes, ser sazonal, ou seja, ela aumenta ou diminui de acordo com uma estação, com o momento da economia