kkkkkk
Os jogos coletivos são compostos por várias modalidades desde sua origem, têm sido praticados por crianças e adolescentes dos mais diferentes povos e nações. Sua evolução é constante, ficando cada vez mais evidente seu caráter competitivo, regido por regras e regulamentos Por outro lado, os autores da pedagogia do esporte também têm constatado a importância dos jogos desportivos coletivos para a educação de crianças e adolescentes de todos os segmentos da sociedade brasileira, uma vez que sua prática pode promover intervenções quanto à cooperação, convivência, participação, inclusão e desenvolvimentos escolares, fazendo com oque crianças tenham seu meio de pensamento mudado formando regras e estimulando sua própria criatividade a criação de novas brincadeiras .
Jogos Coletivos
O começo, desde os 6 á 7 anos de idade, de jogos coletivos e organizados, mostra que a colaboração se tornou possível, apesar de ser ainda imperfeita, com frequentes conflitos muito disputados. O desejo de ser mais que os companheiros e a necessidade de uma liderança maior levam a criança a desobedecer as regras estabelecidas, as quais, entretanto, ela faz questão sejam respeitadas pelos seus colegas. Cada vez que isso acontece, surgem alterações e contestações, às quais a criança reagirá com uma saída amuada: "Assim não brinco mais!"
Aquele que assim se exclui do brinquedo parece esperar interromper com isso a atividade do grupo, querendo mostrar aos outros quanto ele próprio é necessário. Porém, fazendo isso, vê-se também frustrado de maneira intolerável, porque tem igual necessidade dos outros. Assim, na maioria das vezes, não demora em retomar o lugar, embora se contendo rigorosamente à decisão dos colegas. A regra do jogo torna-se, pois, a única forma que permite a afirmação individual e a defesa do grupo.
O grupo é primordial na vida da