kiko
O que são Alimentos Genéticamente Modificados ?
Alimentos Genéticamente modificados são alimentos que sofrem uma manipulação do seu material genético e deste modo adquirem as características desejas pelo Homem. Este processo é feito pela tecnica do DNA Recombinante.
Como surgiram os Alimentos Genéticamente Modificados ?
Estados Unidos
1923- Primeira experiencia laboratorial de Herbert Boyer e Stanley Cohen, introdução de genes de um sapo no DNA de uma bactéria. Maio de 1994 (Estados Unidos)- Autorização para o cultivo e consumo do primeiro OGM , o tomate Flavr Savr, que foi alterado de forma a ter maior tempo de duração antes de apodrecer.
Europa
1986- Em França, realizou-se o primeiro teste de campo com transgénicos. 1997- Autorização do cultivo do primeiro transgénico, o milho , em toda a Europa.
Em Portugal
1993- Começaram os primeiros testes campo
1999- Primeiro ano de cultivo comercial
Qual a técnica utilizada na produção de alimentos genéticamente modificados?
- Técnica de DNA Recombinante
A técnica de DNA recombinante permite juntar na mesma molécula de DNA genes provenientes de organismos diferentes, ou seja, possibilita retirar genes de uma espécie e introduzir num microrganismo, que posteriormente se vai multiplicar e assim produzir inúmeras copias desse gene e consequentemente o produto desse gene.
Quais as vantagens dos Alimentos Genéticamente Modificados ?
É possível obter alimentos mais saborosos, mais saudáveis e mais ricos do ponto de vista nutricional;
Os produtos poderem ser mais resistentes a doenças provocadas por fungos, nemátodes e vírus, pelo que implicam um uso menor de pesticidas, possibilitam o aumento da produtividade e reduzem o uso de máquinas agrícolas, havendo uma consequente redução de emissões de carbono;
Maior produção fora de época de cada espécie;
Maior