Kiko farkas
Marina Giudice
Rafael Luz
Design no Brasil.
Kiko Farkas
Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
São Paulo - 2012
Sumário
Introdução
Biografia e Currículo
Referencias
Trabalhos
Cartazes
Posters
Capas
Atuação no mercado
Bibliografia
Introdução
Temos como objetivo, nesse trabalho, apresentar um pouco mais sobre o designer Kiko Farkas e sua vida profissional. Kiko foi e ainda é uma das principais referencias de design no Brasil. Conhecido internacionalmente, Kiko fundou o Estúdio Maquina e seus trabalhos, referenciais, tendências e atuações no mercado poderão ser vistos nas próximas páginas.
Biografia e Currículo
Kiko Farkas, nasceu em 1957, é designer gráfico, conhecido internacionalmente por vários trabalhos, entre eles a criação de capas de livros e a série Cartazes Musicais (300 cartazes produzidos entre 2003 e 2007 para concertos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP) e formou-se na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP em 1982. Já trabalhou na imprensa escrita como diretor de arte e editor. Em 1987 abriu, em São Paulo, a Máquina Estúdio, realizando trabalhos nas áreas editoriais e culturais, como produção de cartazes, catálogos de arte, ilustração e livros, onde trabalha até hoje.
Em 2005 o estúdio venceu o concurso para a criação da Marca Brasil, programa de identidade corporativa para o setor de turismo, que foi também usada como sinal de procedência para produtos exportados. Em 2006, a convite do Ministério da Cultura, Kiko Farkas foi co-curador e responsável pela criação do pavilhão brasileiro na feira DesignMai no programa Copa da Cultura, em Berlim.
Kiko Farkas é membro da Alliance Graphique Internationale (AGI) e foi um dos fundadores da Associação de Designers Gráficos (ADG Brasil). Entre os prêmios recebidos estão três Jabutis da Câmara Brasileira do Livro (1995, 1997 e 2007) e o Prêmio Aloísio Magalhães da Biblioteca Nacional (2008).
Referencias Kiko Farkas é um