ARTES
Semana Fernando Furnaletto
Fernando Furlanetto (São João da Boa Vista, 5 de Março de 1897 — 20 de abril de 1975) foi um escultor brasileiro.
Fez seus estudos de escultura, arquitetura, desenho e anatomia na cidade de Pietra Santa, na Itália. Lá recebeu Medalha de Prata num concurso realizado pela “Academia das Belas Artes Italiana”.
De volta ao Brasil, foi em São João da Boa Vista que se instalou e produziu todas as suas obras esculturais que enriquecem a cidade e região com um imenso patrimônio artístico localizado principalmente na Catedral e no Cemitério.
Poucas são as obras ornamentais próprias para a decoração ou para colecionadores. Suas esculturas, na maioria são figuras sacras, encomendas que receberia para serem colocadas em altares de igrejas e, segundo costume da época em túmulos o que transformou o cemitério de São João da Boa Vista, num imenso e belo museu em céu aberto.
A Semana Fernando Furlanetto foi criada após uma exposição em 1997, como comemoração do centenário do artista Fernando Furlanetto. Teve como curador Antônio Carlos Rodrigues Lorette. Foi visitada por mais de 8 mil pessoas, um número expressivo em uma cidade de 80 mil habitantes.
Em 1998 realizou-se sob a curadoria da artista plástica Samantha Moreira, que imprimiu um perfil contemporâneo ao evento. Foi realizado no então semiabandonado, Teatro Municipal da cidade. Foram expostos trabalhos de Fernando de Bittencourt, Mauro Restiffe, Rogério Ghomes, Vânia Mignone, Sylvia Furegatti, Samanta Moreira, Tonico Lemos, Benê Trevisan, Kiko Goifman, Alexandra Lima e Landa Costa.
Em 1999 o fotografo Alfredo Nagib Filho – Fritz foi o curador da sua segunda edição, enfocando a arte fotográfica. A exposição continuou sendo realizada no Teatro Municipal de São João da Boa Vista. Foram expostos trabalhos dos artistas: Fritz, Melissa Klitzke, Mauro Restiffe, Rosângela Rennó, Edgard de Souza, Rafael Assef, Maria de Lourdes Germano, José de Paiva Filho, Gabriela Oliveira,