kiiky

1362 palavras 6 páginas
Náua, no Parque Nacional da Serra do Divisor (Acre) Tupinambá, Matipu, Apium e um grupo Munduruku desconhecido, na região do Alto Rio Tapajós (Pará) Kaxixó, na região de Martinho Campos e Pompeu, e Aranã, no Vale do Jequitinhonha (Minas Gerais) Kariri, Kalabaça, Tabajara, Tapeba, Pitaguary, Tremembé, Kanindé no Ceará. Tupinambá, em Olivença, e Tumbalalá, em Abaré e Curaçá (Bahia) Kalankó, em Pariconha, e Karuazu, em Água Branca (Alagoas) Pipipã, em Ibimirim (Pernambuco)
Náua;Os nauás (também escrito nawas) são um povo indígena de língua da família Pano, que habitava o Vale do Juruá, Acre. Foram praticamente extintos por meio da colonização indiscriminada de suas terras, restando aproximadamente 300 indivíduos mestiços no município de Mâncio LimaHYPERLINK \l "cite_note-1"1 .
O principal local de concentração dos índios da tribo dos náuas se concentrava no chamado "Estirão dos Náuas", que se situa na cidade de Cruzeiro do Sul, conhecida como "A Terra dos Náuas".
No Brasil os indios Nauá estão em extinção no total existe cerca de 1287 indios Nauás tupinanba:Tupinambás é o nome de um povo indígena brasileiro descendente da tribo tupi que até o século XVI, habitava duas regiões da costa brasileira: a primeira ia desde a margem direita do Rio São Francisco até o Recôncavo BaianoHYPERLINK \l "cite_note-1"1 ; a segunda abrangia o litoral sul do atual estado do Rio de Janeiro e o litoral norte do atual estado de São Paulo. Este segundo grupo também era chamado de tamoioHYPERLINK \l "cite_note-2"2 3 . Os tupis são considerados os antepassados de todas as tribos tupinambás que habitavam o litoral brasileiro no século XVI. Compunham-se de 100 000 indivíduos. Eram a nação indígena mais conhecida da costa brasileira pelos navegadores europeus do século XVI4 . Atualmente, existe um grupo indígena no sul do estado da Bahia que alega descender dos tupis: são os tupinambás de Olivença.
Os matipus são um grupo indígena que habita o sul do Parque Indígena do Xingu, no estado

Relacionados