keynesianismo
O keynesianismo é uma teoria econômica do começo do século XX, baseada nas ideias do economista inglês John Maynard Keines, que defendia a ação do estado na economia com o objetivo atingir o pleno emprego.
TEORIA
Segundo o pensamento keynesiano, para entender a economia era preciso observar o nível de consumo e investimento do governo, das empresas e dos consumidores. Ele defende que é de necessidade do Estado buscar formas para conter o desequilíbrio da economia. Esse equilíbrio só seria alcançado com investimentos do Estado, com grandes remessas de capital e linhas de credito a baixo custo, garantindo a realização de investimentos do setor privado. Assim, gerando mais empregos e fornecendo ao mercado consumidor sustentação real a toda aplicação de recurso.
CARACTERÍSTICAS
As principais características do Keynesianismo que podem ser destacadas são: - Defesa da intervenção estatal na economia, principalmente em áreas onde a iniciativa privada não tem capacidade ou não deseja atuar. - Defesa de ações políticas voltadas para o protecionismo econômico. - Contra o liberalismo econômico. - Defesa de medidas econômicas estatais que visem à garantia do pleno emprego. Este seria alcançado com o equilíbrio entre demanda e capacidade de produção. - O Estado tem um papel fundamental de estimular as economias em momentos de crise e recessão econômica. - A intervenção do Estado deve ser feita através do cumprimento de uma política fiscal para que não haja crescimento e descontrole da inflação.
JOHN MAYNARD KEYNES - O AUTOR
Depois de Adam Smith, David Ricardo e Thomas Malthus, economistas da escola clássica, e de Karl Marx, nenhum outro teórico foi tão importante quanto Keynes, pensador de poderosa influência na renovação das teorias econômicas clássicas e na reformulação da política econômica de livre mercado. John Maynard Keynes nasceu em Cambridge, Reino Unido, em 1883. O pai, renomado economista,