Kevin lynch - o metodo
-------------------------------------------------
Fichamento Imagem da Cidade
-------------------------------------------------
O texto de Linch vem a nos mostrar a importância da imagem da cidade, de como ela própria é construída através de percepções únicas de cada morador. Primeiramente ele começa definindo os cinco principais elementos da imagem urbana. Estes são:
- Vias: são ruas, avenidas, canais de ligações, a veia de circulação da urbe.
- Limites: podem ser paredes, equipamentos urbanos, córregos, etc. Tudo que caracteriza uma fronteira entre duas partes.
- Bairros: regiões de médio e grande porte, onde é possível que o observador penetre mentalmente e reconheça algo de comum e identificável. Em suma maioria os cidadãos estruturam a cidade em bairros, exatamente para facilitar sua compreensão e situação no espaço.
- Cruzamentos: são os pontos estratégicos de cruzamento, de troca de estruturas, que vem a constituir intensivos focos para os quais e dos quais o observador se desloca. Entretanto podem ser também ruelas ou esquinas, algo que dê identidade de ligação, troca ou resumo de um local.
-Pontos Marcantes: são normalmente os “pontos de referencia” de muitos locais. Fisicamente são os monumentos, lojas, edifícios e equipamentos urbanos de destaque.
É importante ressaltar que uma imagem pode ocasionalmente alterar seu tipo, por exemplo, uma auto-estrada pode ser considerada uma via, artéria de comunicação para uns e um limite para outros, ou seja, o tipo de imagem depende da referência do entrevistado, principalmente da história e vivência que ele associa a imagem. Outro fato relevante é que nenhum desses elementos-tipo existe isoladamente na realidade. Os bairros contem cruzamentos na sua estrutura, são demarcados por limites, cruzados por vias e salpicados por elementos marcantes. Os elementos sobrepõem-se e interligam-se constantemente. Toda essa integração é que da forma a Imagem.
Continuando sua dissertação, Kevin Linch