KEVIN LINCH
BARREIRAS, LIMITES,
LEGIBILIDADE E
REFERENCIAIS
URBANOS
Estudo sobre o capítulo 3 do texto de Kevin Linch – A imagem da cidade.
Kevin Lynch
Kevin Lynch (1918-1984) promoveu diversas contribuições ao campo urbanístico através de pesquisas empíricas em como os indivíduos observam, percebem e transitam no espaço urbano.
Seus livros exploram a presença do tempo e da história nas cidades, como ambientes urbanos afetam as crianças, e como aguçar a percepção urbana à forma física das cidades e regiões. Ele procurou estudar estes aspectos como conceitos básicos de um bom design urbano.
Legibilidade
É uma qualidade que determina a facilidade de leitura de alguma coisa.
A criação da imagem da cidade se dá a partir do que vê o cidadão e de como o interpreta e organiza mentalmente; refere-se a esquemas mentais da cidade, realizados a partir do caminhar e integrar-se a cidade, razão pela qual se tem imagens diferentes entre si e com a mesma realidade exterior. Um fator que influencia diretamente na definição da imagem da cidade é o nível socioeconômico da população.
A Imagem da Cidade - A obra O seu livro mais famoso "A Imagem da
Cidade" publicado em 1960, é o resultado de cinco anos de estudos em como as pessoas percebem e organizam informações aleatórias quando trafegam pelo espaço urbano. Usando três cidades diferentes como exemplo
(Boston, Jersey City e Los Angeles), Lynch analisou que as pessoas no geral, entendem a cidade ao seu redor de maneira consistente e previsível, formando mapas mentais utilizando-se de 5 elementos principais:
Principais elementos considerados estruturantes na representação da cidade 1.
2.
3.
4.
5.
Vias
Limites
Bairros.
Marcos.
Pontos de Nodais.
Vias
São canais de circulação ao longo dos quais o observador se locomove de modo habitual, ocasional ou potencial. Podem ser ruas, alamedas, linhas de trânsito, canais, ferrovias. Para muitas pessoas, são estes elementos predominantes em sua imagem. Limites
São