Kernel do linux
Módulo: 3 Professor: Alex Vitorino
Aluno: Marcos José Vieira Andrade Data: 23/03/2012 & Paula
KERNEL DO LINUX
O Kernel é um componente do S.O., na verdade pode ser entendido com um núcleo do S.O., ou seja, é uma parte essencial do sistema. É o Kernel que é responsável por fazer o intermédio entre o hardware e os programas e aplicativos executados pelo computador, ou seja, é essa junção que torna o computador usável. Os usuários domésticos não tem acesso ao kernel de um sistema operacional, por se tratar de uma base complexa. Serve de estrutura para o sistema não sendo necessário o usuário tomar conhecimento do mesmo para utilizar o computador.
O Kernel basicamente entra em funcionamento assim que o computador é ligado; a partir desse momento ele inicia a detecção de todos os hardwares necessários e indispensáveis ao funcionamento do computador como monitor, placa de vídeo, dentre outros. Após esse processo o Sistema Operacional é carregado e, uma vez que o usuário faça o login, as principais funções dentro do Sistema Operacional passam a ser administradas pelo Kernel que inclui gerenciamento da memória, dos arquivos, dos processos e de todos os dispositivos periféricos.
O Kernel é responsável por garantir o acesso de todos os programas aos recursos de que necessitam, como memória RAM, por exemplo, simultaneamente, e faz com que haja um compartilhamento concorrente e sem oferecer riscos à integridade de toda a máquina.
[pic]
Fonte: wiki.softwarelivre.org
Periodicamente, são lançadas novas versões do Kernel Linux. Essas atualizações são normais para qualquer software e servem para atribuir melhorias a determinadas funcionalidades, como exemplo, corrigir falhas (bugs) e para adicionar recursos importantes ao kernel, no caso de sistemas operacionais, principalmente para oferecer compatibilidade com novos hardwares.
Cada versão do kernel é representada