kdkgjkdfgjkdf

461 palavras 2 páginas
O forjamento é um processo de conformação mecânica que deforma o material por martelamento ou prensagem. É usado para fabricar produtos acabados ou semi-acabados de alta resistência mecânica.
Hoje em dia o forjamento é feito através de equipamentos pela aplicação individual e intermitente de pressão ,ou seja, pelo martelo de forja e pela prensa.
Martelamento: é feito através de golpes rápidos e sucessivos no metal. A pressão máxima acontece quando o martelo bate no metal, decrescendo rapidamente de intensidade a medida em que a energia do golpe é absorvida na deformação do material. Possui deformação principalmente nas camadas superficiais da peça. Pontas de eixo, discos de turbina, e virabrequins são alguns produtos forjados fabricados por martelamento. Os golpes podem variar de uma massa de 200 a 3.000 quilogramas que cai livremente ou é impulsionada de uma altura que varia de 1 à 3,5m.
Prensagem: O metal fica sujeito a força de compressão em baixa velocidade, e a pressão máxima é atingida pouco antes da carga ser retirada. A força é aplicada gradativamente atingindo as camadas mais profundas tornando a deformação mais regular do que no martelamento.
As prensas de curso limitado, ou seja, acionadas por eixos excêntricos e podem aplicar cargas entre 100 e 8000t.
Já as prensas hidráulicas pode ter grandes cursos e são acionadas por pistões hidráulicos, capacidade de aplicação de carga fica entre 300t e 50.000t mas elas são bem mais caras.

As operações de forjamento são realizadas a quente acima da temperatura de recristalização do metal. Para aquecer um metal a ser forjado podemos usar vários tipos de fornos: fornos de câmara, fornos de atmosfera controlada ou por indução.
Existem materiais não ferrosos que podem ser conformados a frio.
Matriz: Todo processo de forjamento necessita de uma matriz, que fornece o formato final da peça, elas são submetidas a altas tensões de compressões, altas solicitações térmicas e choques mecânicos. Por causa dessas

Relacionados