kart energetico
Integradora III
Em Torno de um Kart
Kart Modelado/Desenhado
GRUPO Nº 3
André Nogueira, 59695
Carlos Rodrigues, 57141
Eduardo Falcão, 58826
Ismael Correia, 60047
João Silva, 55760
Nuno Fernandes, 58799
Paulo Azevedo, 54393
Rui Maia, 59423
Regente: Filipe Samuel Pereira
Tutor: Marques Pinho
Guimarães, Novembro de 2010
Índice
1. Introdução
Este trabalho tem como objectivo desenvolver a compreensão e capacidade de modelação dos fenómenos que um engenheiro mecânico deve controlar, para que consequentemente o kart em estudo seja modelado/desenhado. Também se pretende efectuar desenhos individuais dos diversos componentes do kart, assim como o seu desenho em conjunto, posteriormente deseja-se descrever uma simulação de movimentos do kart em análise. Para este efeito irá ser utilizado uma ferramenta de desenho e modulação 3D, nomeadamente o Solid Works. Com este relatório deseja-se ainda desenvolver competências a nível de projecto mecânico tais como o cálculo das cadeias cinemáticas e seu funcionamento.
2. Vista de Conjunto
Como o próprio nome indica esta vista permite observar o Kart na sua forma final, ou seja, uma vista que não permite descriminar certos componentes contidos no seu interior, para que tal aconteça será necessário efectuar uma vista explodida do mesmo.
3. Vista Explodida Com esta observação próxima, é possível identificar os distintos componentes presentes no Kart em análise e efectuar uma eficiente distinção dos mesmos, distinção essa que não era possível com a vista de conjunto.
3.1 Chassis
Esta visualização do chassis permite observar a sua estrutura complexa, esta deve-se devido á inexistência de qualquer tipo de suspensão por parte do Kart. Para que este tenha a capacidade de efectuar as curvas de uma forma eficiente depende do chassis, ou seja, depende da geometria do próprio.
O chassis é o