KARNAL, Leandro. História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2009. (Cap. – A história moderna na sala de aula)
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS
CAMPUS XVIII – EUNÁPOLIS
MARLOS CANDIDO SOUZA REZENDE1
KARNAL, Leandro. História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2009. (Cap. – A história moderna na sala de aula)
Leandro Karnal, ao abordar a Idade Moderna na sala de aula, propõe uma reflexão acerca da forma como o ensino referente a este período tem sido executado nas escolas, questionando sobre a maneira de realizar recortes em História. A proposição se dá a partir da compreensão de que “as mudanças nascem mais de convenções do que da realidade histórica”. Karnal explica que “não há um fato mundial no século XV ao XVIII que consiga reunir a totalidade do planeta”. O que consideramos hoje Idade Moderna é um marco francês que não abarca o restante do mundo, nem a própria Europa, sendo impossível fazer uma datação de determinado período que se faca abrangente.
Embora não haja um marco unanime e totalizante, existem alguns temas pontuais a serem abordados, dentre estes estão em destaque: Renascimento, Absolutismo, Reforma e Contra Reforma. Alerta que é importante quebrar o monopólio europeu referente a esse período, mas, ao fazer isso podemos cair no erro de aumentar os itens do currículo, o que pode levar a uma reflexão superficial de temas que tem maior sintonia com a história do Brasil, argumenta ser fundamental que o professor esteja apto a realizar cortes ou acréscimos nos estudos de Idade Moderna, mas de forma que não pareça adereço ou ilustração pura.
Em busca de estabelecer sugestões que possam associar teoria a prática, Leandro Karnal sugere a leitura continua sobre Idade Moderna como um instrumento de atualização do professor, sendo importante alternar entre os clássicos do período, assim como o que há de novo sobre. É possível também indicar para os alunos os paradidáticos, pois eles contribuem para trazer uma nova visão sobre um tema antigo, aponta o autor.
A arte