Relatório de Fisica Experimental I
Queda Livre.
2. Introdução:
Em física, queda livre é o resultado da aceleração que a gravidade exerce sobre algum corpo. A principal força que atua em um corpo que esteja em queda livre é a força peso, gerada justamente pela ação da gravidade com conjunto sua massa.
A gravidade é descrita pela lei de Newton da gravitacional universal, que iniciou seus estudos a esse projeto depois de observar o porquê de uma maça não flutuar ao invés de cair no chão. Daí então supôs que uma força puxava a maça para baixo.
A terra confere aos objetos que por sua vez são atraídos pelo chão, e de forma mútua, a terra também é atraída pelo objeto, mas em proporções totalmente diferente.
A força gravitacional atua sobre qualquer corpo que possua massa no universo, a própria órbita dos planetas, às mares, entre outras estão diretamente relacionadas a essa força.
Então como sabemos a gravidade puxa os objetos para baixo, assim a gravidade não tem coordenada no eixo X, por sua vez se consideramos a gravidade como negativa esse movimento sempre será para baixo no sentido do eixo Y.
Em latitudes médias e ao nível do mar seu valor 9,8 m.
Na superfície da terra o valor da gravidade varia ligeiramente com a altitude e com a latitude.
Para movimentos na próxima a superfície da terra a aceleração e constante (g). Portanto, as equações do Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV) são válidas.
O movimento se dá em uma dimensão, a vertical, e por isso definimos:
- Posição, Y: Localizar um corpo em relação a um ponto de referência (origem). - Deslocamento: Variação na posição de um corpo Y = Yf – Yi.
- Velocidade: Relação entre deslocamento e intervalo de tempo: Vmed = Y/ t, V = dY/dt.
- Aceleração: Relação entre velocidade e tempo: amed = V/ t, a = dV/dt. A posição de um corpo em função do tempo, para o movimento de queda livre é dada pela expressão:
Onde substituímos a por – g, já que a aceleração tem sentido negativo (para baixo em nosso sistema de