Relatório Física Experimental I
TURMA/HORÁRIO : EQN/Quarta-feira 20:00-22:00hs
1)Título
Movimento Retilíneo Uniforme (Trilho de Ar)
2)Objetivos
Demonstrar a atuação de uma força perpendicular a superfície sobre um objeto tendo em vista o conceito da atuação do atrito cinético.
3)Modelo Teórico
No início da década de 60 foram introduzidos dispositivos com “colchão” de ar para o ensino das leis da mecânica física na ausência de atrito, que geralmente diminui consideravelmente a precisão das medidas de espaço e tempo. O registro dessas grandezas dos corpos em movimento tem sido feito geralmente com marcas pontuais deixadas por descargas elétricas periódicas de alta tensão em papel térmico do tipo empregado em fax, método este utilizado neste experimento.
O conjunto do trilho de ar é composto pelo dispositivo com “colchão” de ar, um vagão que percorre o trilho deste dispositivo, o disparador de centelhas elétricas e o compressor de ar, além da fita de papel térmico. Sob o trilho pode-se inferir a atuação da força peso, que puxa o corpo para baixo, com a aceleração da gravidade, e a força normal, que é a força de reação que a superfície aplica no objeto que está em contato com a mesma. Ambas as forças são iguais em módulo, porém com direções contrárias. Sendo assim, a força peso e a força normal se anulam.
De posse de tais informações, neste experimento pode ser observada a atuação de uma força F, de direção perpendicular ao solo, que geralmente é contraposta pela atuação da força de atrito cinético, para um corpo em movimento.
4)Procedimento experimental
De posse de todo o equipamento, e após as medidas de preparação procedeu-se a tomada dos dados. Isto foi efetuado através da aplicação de uma força inicial perpendicular ao solo sob o vagão, na forma de um suave empurrão na direção descrita sob tal objeto. Estando o trilho ligado, o vagão desliza e ao