karl max
No filme "Tempos Modernos" de Charles Chaplin isso é bem retratado, pois mostra a realidade de um trabalhador, que depende do capitalismo para sobreviver.
Marx como outro qualquer sociólogo observava as classes sociais, mais notava principalmente a relação que ocorria em volta da burguesia. Seria muito injusto alegar que a mais valia é o fator principal da formação capitalista da sociedade atual, sem levar em consideração que esta mesma sociedade está sendo criada para consumir os melhores e mais caros objetos.
Na época em que marx viveu tudo era á base da produção agrícola e de outros tipos de materiais. Lembrando que nessa produção o trabalhador apenas vende a força de trabalho, os instrumentos para que isso seja realizado devem ser por conta do empregador.
Resumindo Marx foi um sociólogo que transformou "teses" na realidade ,isso hoje mas conhecido como capitalismo. Graças a Marx vivemos nessa relação atual , pois sem a tese dele mundo seria tão injusto , pois haveriam pessoas que se esforçavam mais para receber seu sálario do que outras. E sim eu sou a favor do Capitalismo. Durkheim considerado pai da sociologia analisa que os fatores sociais devem ser tratados como objetos trazendo ideia de que o homem perante a sociedade tem fator com grande enfluênciação, mais do que a economia que lhe foi delegada. Durkheim caracterizava, ainda, a sociedade moderna pelo aumento da divisão do trabalho social, exigido pela crescente complexidade das atividades econômicas. Esse fato instaura um tipo de solidariedade. Em sua visão, de forma macro, a educação da sociedade como o fator que mais influencia em sua formação. Predominava em sociedades pré-capitalistas, onde os indivíduos se identificavam por meio da família, da religião, da tradição e dos costumes, permanecendo em geral