Karl marx
I: Como você há de perceber pelas leituras da nossa disciplina, se já não percebeu por outras formas, foi na convivência entre si, constituindo a sociedade que os indivíduos da nossa espécie se tornaram humanos.
Com base nas leituras das aulas de 1 a 4 do módulo e outras leituras complementares estabeleça as diferenças entre o pensamento de Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx sobre a relação que há entre indivíduo e sociedade. (Valor 3,0 )
Karl Marx acreditava na sociedade igualitária ou socialista, concebia a sociedade dividida em duas classes: a dos capitalistas (que detêm a posse dos meios de produção) e o proletariado (os operários), onde sua única posse é a força de trabalho na qual vendem para os capitalistas. Para ele, os interesses do capital e do trabalho não são os mesmos, sendo essa disputa a essência do seu pensamento, resultando no entendimento de uma sociedade dividida em classes, acarretando desigualdades, dando inicio à luta de classes. Marx afirma que a ordem constituída só é possível porque a classe dos trabalhadores é dominada pela classe dos capitalistas e propõe que a classe proletária (trabalhadores) deve se organizar, unir-se e inverter a ordem, ou seja, passar de dominada a dominante, e assim superar a exploração e as desigualdades sociais, gerando uma sociologia revolucionária. Já Durkheim pensava que a sociedade sempre prevalecia sob os indivíduos, dispondo de regras, leis, normas, sendo estas independentes do individuo, causando uma consciência coletiva, começando a gerar uma integração entre os indivíduos da sociedade. Entendia que na sociedade cada pessoa tem uma função e depende dos outros para sobreviver. Ao seu olhar, o que importa é o indivíduo se sentir parte do todo, pois caso contrário ocorrerá anormalidades sociais, arruinando o tecido social. Para ele os indivíduos tem que se completar, para assim formarem uma sociedade. Marx Webber entendia que a sociedade não