karl marx
Trabalho de Sociologia
Adalgisa nº2
Karl Marx , os indivíduos e as classes sociais
Para o Alemão Karl Marx (1818-1883), os indivíduos são analisados pelo contexto de suas condições e situações sociais já que produzem sua existência em grupo. O homem primitivo , segundo ele , era diferente dos outros animais , não apenas pelas suas características biológicas , mas também por aquilo que realizava no espaço da época em que vivia . Defendendo-se e criando instrumentos ,caçando , esses indivíduos construíram sua história e a sai existência no grupo social.
Ainda ,segundo Marx , o individuo isolado só apareceu na sociedade de livre concorrência , ou seja , no momento em que as condições históricas criaram os princípios da sociedade capitalista . Um pequeno exemplo : Um operário é aceito em um empresa ,deve trabalhas tantas horas por dia e por semana e tem determinados deveres e direitos , além de um salário mensal.No exemplo existem dois indivíduos : o operário , que vende sua força de trabalho, e o empresário , que compra essa força de trabalho .Aparentemente trata-se de um contrato de compra e venda entre iguais . Mas só aparentemente pois o ‘’vendedor’’ não escolhe como vai trabalhar . Essa luta é longa em muitos países, pois empresários e trabalhadores tem interesses opostos . O estado tenta reduzir o conflito, criando leis , que são a favor dos capitalistas .
Marx teve um grande interesse por estudar as condições da existência de homens reais na sociedade.O ponto central de usa analise , esta estabelecida em determinada classe e entre diversas classes que compõe a sociedade .Para ele é só possível entender as relações dos indivíduos com base nos antagonismos , nas contradições e na complementaridade entre classes sociais .
Émile Durkheim, as instituições e o individuo
Para Émile Durkheim (1858-1917),a sociedade sempre prevalece sobre o indivíduo , colocando certas regras , normas