Karl Marx
Dialética
Relação dicotômica (oposição) cujo resultado é a síntese.
Tese(proposição) + antítese(oposição) =síntese (conclusão).
Materialismo histórico
O materialismo se contrapõe ao idealismo de Hegel
Os bens necessários para sobrevivência são determinantes, fundantes.
É a estrutura que condiciona o modo de vida dos homens.
Toda análise que não leva em conta as relações de produção fica sem base.
As relações de produção determinam as ideias
A história da humanidade é a luta de classes
A realidade material
O modo de produção da vida material condiciona o processo de vida material condiciona o processo de vida social, política e intelectual. Não é a consciência dos homens que determina a realidade; ao contrario, é a realidade social que determina sua consciência.
Estrutura e superestrutura
A sociedade é identificada como um “edifício”, onde a parte visível é chamada superestrutura (representação de ideias coletiva) e a estrutura (base de sustentação)é imprescindível a à existência do “edifício social”.
Estrutura: É o conjunto de forças produtivas (forças necessárias para transformar a natureza em mercadoria(bens, produtos)) e das relações sociais de produção(ambiente de trabalho -> luta de classes). É a base sobre a qual se constituem instituições sociais, políticas e jurídicas.
Superestrutura: Baseia-se na produção da vida social dos homens. É o conjunto de ideias partilhadas e coletivamente representadas pelas ideologias políticas, códigos morais, concepções religiosas, sistemas legais, representações coletivas, etc.
Tipologia dos modos de produção
Comunismo primitivo: não há sentimento de posse, a propriedade é comum, a produção é para subsistência.
Escravismo: exploração humana, propriedade privada devido a produção excedente, separação entre trabalho intelectual e trabalho manual
Feudalismo: permanece a exploração humana, permanece a propriedade privada devido a produção excedente, surgimento dos burguês
Capitalismo: