Geração do Deserto - Características dos personagens
1º Reduto: IRANI
Características dos personagens
São João Maria
O primeiro monge. Andava descalço ou alpercata. Os cabelos e a barba compridos e brancos. Possuía os olhos bondosos e o rosto sereno. Vestia roupas simples, de brim, toda remendada. Tinha um barrete na cabeça, feita de pele de bicho. Debaixo do braço carregava uma caixinha, com umas imagens de santo, da devoção dele, e os apetrechos do chimarrão. Não gostava de muita gente ao seu redor. Ele surgira, e no meio de uma lenda também desaparecera, mas prometera voltar.
Juca Tavares
Ex-promotor de Canoinhas, defensor dos direitos de Santa Catarina. Foi ele quem levou o povo de José Maria para as terras de Curitibanos, em Taquaruçu, na fazenda de Chico Ventura.
São José Maria
O segundo monge, que dizia ser irmão de São João Maria. José Maria era baixo e corpulento, pernas e braços curtos, em desproporção com o tronco avantajado. Era feio: barbas longas, o nariz grande e chato, os lábios grossos, os dentes podres e encardidos. Não possuía o olhar bondoso e sereno do outro monge, zangava-se facilmente, era colérico e vingativo. Ao contrário de João Maria, este gostava de estar rodeado de muita gente. “O outro era mais de rezar... um profeta. Este também é de reza, mas veio também para reunir o povo.” Também rezava, fazia curas e dava remédios.
Tavinho
Cego que se junta ao bando. . Acreditava que São José Maria iria curá-lo da cegueira, mas precisava de um guia.
Tibúrcio Ribas
Um leproso abandonado pela família, se ofereceu para ajudar Tavinho. Acreditava que São José Maria iria curá-lo da lepra. Tibúrcio rouba dinheiro de um soldado e o esconde nas ombreiras de seu paletó. Quando morre, o cego Tavinho desenterra seu corpo, rouba-lhe o dinheiro, mas morre ao se perder na mata, tentando voltar para o reduto. Esses dois personagens possuem referência direta a Bíblia: Jesus curou doentes, tais como cegos e leprosos.
Mané Rengo
Homem bondoso e justo. É casado com