Karl marx e o socialismo
Karl Marx está inserido no contexto sociológico ligado a economia política e social. Nunca se autodenominou sociólogo, mas os seus estudos, pensamentos e livros têm um preço inestimável para a sociologia. Dos livros escritos os mais importantes no meio sociológico são “O Capital” que foi iniciado por Marx e finalizado por Engels; e “Manifesto Comunista” escrito em 1848, após o 2º congresso da Liga dos Comunistas, grupo em que Marx entrou quando foi expulso de Paris. No livro Manifesto Comunista já se encontra esboçada as suas principais ideias filosóficas e políticas: O materialismo histórico e a teoria da luta de classes.
A corrente de pensamentos desenvolvidas por Karl Marx e colaborada por Friendrich Engels é chamada de Marxismo. Foi formulado a partir do materialismo moderno, eles sistematizaram os diferentes aspectos históricos, econômicos e sociais da então nova concepção de mundo, conhecido como materialismo histórico. O centro da teoria marxista é o trabalho, que para Marx seria a expressão da vida humana, por meio da qual é alterada a relação do homem com a natureza. Marx e Engels também sistematizaram como seriam os aspectos históricos, econômicos e sociais sob outra concepção do mundo a capitalista.
A atividade prática humana
Sua vida foi dedicada a buscar uma solução para que a situação de exploração, de alienação da maioria chegasse ao fim. Marx afirma: “a autoalienação religiosa, o desdobramento do mundo em um mundo religioso e um mundo mundano (…) só pode se explicar pela autodilaceração e pela autocontradição desse fundamento mundano”. Na busca por esta resposta, analisou de forma metódica e científica toda a trajetória da humanidade até a sociedade capitalista, a estrutura dessa sociedade, chamada sociedade de classes. Segundo Marx, essa heterogeneidade das classes médias explica por que, nos conflitos sociais e políticos, elas oscilam tanto, ora apoiando os interesses da grande burguesia, ora apoiando os