O SOCIALISMO DE KARL MARX E OS PROBLEMAS SÓCIO-ECONÔMICOS DA ATUALIDADE
sumário
1 INTRODUÇÃO 3
2 A ECONOMIA POLÍTICA DE KARL MARX 4
3 A TROCA 4
4 O CAPITAL 5
5 O PROCESSO DE REPRODUÇÃO 6
CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
Karl Marx, que desenvolveu a mais interessante e provocativa teoria econômica do Estado, para Marx o Estado é o instrumento na qual uma classe domina e explora outra classe.
De acordo com Tumolo (2003), assim veremos que a teoria de Estado elaborada por Marx, é derivada do que Marx teorizava como classes sociais, onde para este autor, a luta entre as mais variadas classes é o que configura a história de toda sociedade, uma história construída por grupos de interesses organizados, as classes sociais. Classes que são egoístas, não lhe importam os interesses nacionais, seus interesses estão acima do nacional, muito menos as classes opositoras.
Para Marx as classes não seriam somente um grupo de que compartilha de um certo status social, mas é definida em relações de propriedade. Para ele havia aqueles que possuíam o capital produtivo, com o qual expropriavam a mais-valia, constituindo assim a classe exploradora, de outro lado estava os assalariados, os quais não possuíam a propriedade, constituindo assim o proletariado.
Desta maneira vemos que Marx definiu a classe, ao invés de relacionada com a posição social ou do prestigio de seus membros, relacionou esta com a propriedade produtiva, ou seja detentores de capital ou não. Isto porque se fossem relacionadas como a posição social, as classes de renda distintas não comungariam dos mesmos interesses.
2 A Economia Política de Karl Marx
No capitalismo, o trabalho, ou melhor, a capacidade de trabalho é uma mercadoria a qual possui um valor que é dado pela quantidade de trabalho necessária para produzir os meios de subsistência dos trabalhadores (Marx,