Karl Marx e as classes sociais
Sumário
1. O conceito de ideologia em Marx
2. A naturalização enquanto recurso ideológico
3. O racismo enquanto naturalização ideológica
4. A naturalização nas questões de gênero
________________________________________
1. O conceito de ideologia em Marx
Para entender o pensamento de Karl Marx, propomos que antes tracemos o significado de uma palavra a ele fortemente associada: ideologia. Ideologia é uma palavra de múltiplos significados, o que torna conveniente uma breve análise de cada um deles antes de um estudo mais aprofundado.
Primeiro significado: Ciência especializada no estudo das idéias. É o significado dado pelo filósofo francês Destutt de Tracy (1754-1836) à ciência que tem como objeto de estudo a origem e o desenvolvimento das idéias. Trata-se de um significado que deriva da própria etimologia: ideo (idéias) logos, logia (estudo).
Segundo significado: Meta de vida, objetivo, ideal. É nesse sentido que o cantor e compositor brasileiro Cazuza diz "Ideologia, eu quero uma pra viver...".
Terceiro significado: Teoria que serve para justificar as normas jurídicas vigentes. Esse é o significado dado por J. Cunha em sua Iniciação à investigação filosófica. Segundo esse conceito, a ideologia seria um conhecimento das leis que fundamentam o Direito e, com este, das formas do poder civil, sobretudo o poder do Estado. Isso porque o Direito foi estabelecido como sendo o corpo das normas de justiça, que deveria ser obedecido por todos em benefício da ordem social.[1]
Quarto significado: Conjunto de idéias que procura ocultar a sua própria origem nos interesses sociais de um grupo particular da sociedade. Esse é o conceito utilizado por Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895). É nesse significado que iremos aprofundar nossa análise.
O conceito de ideologia aparece em Marx como equivalente de ilusão, falsa consciência, concepção idealista na qual a realidade é invertida e as idéias aparecem como motor da vida