“Como entender o individuo Durkheimiano e o ator werberiano, na teoria da classe social de Karl Marx?”

427 palavras 2 páginas
“Como entender o individuo Durkheimiano e o ator werberiano, na teoria da classe social de Karl Marx?”

A definição de classe social, tal como vemos, hoje, é segundo a ótica de Marx. Ele separava as classes pelo seguinte aspecto: a relação dos donos do capital e os vendedores de força de trabalho, que é o patrão e o proletariado. Em nossa sociedade, as demais classes, independente da situação econômica, partilham de um mesmo objetivo corriqueiro: lucrar.

Essa ideia é a raiz do capitalismo, a oferta e a procura, que geram a concorrência, promovendo a liberdade econômica de escolha, mas que tudo ao final se resume em ganhar dinheiro para o gozo do consumo dos diversos bens materiais, lazer e etc. Os que têm mais recursos são considerados como classe dominante, devido não só à influência, mas ao poder dado ao dinheiro. Já os que possuem menos são a classe dominada, grosso modo, os engrenagens dessa máquina chamada de capitalismo.

Em minha opinião o ponto que ligaria as teorias de Durkhein e Weber, através de seu Individuo e ator, a teoria de Marx é o das relações de trabalho.
Enquanto o individuo Durkheimiano busca pelo trabalho se adequar ao sistema, este, que pela “consciência coletiva”, desde nosso nascimento nos faz acreditar que trabalhar e produzir dignificam o homem e o faz evoluir. O indivíduo sabe que quanto maior for sua notoriedade neste campo, menor será a coerção por parte do sistema em que se encontra inserido.
O ator de Weber trabalha e produz, motivado pela “ação social racional”, e também movido pela influência dos costumes da “ ação social tradicional”. Este ator através de suas ações individuais, influência todo um coletivo.
Nessa linha de raciocínio, podemos colocar o individuo Durkheimiano juntamente com o ator Werberiano, na teoria de Marx e dentro da organização capitalista por ele concebida. Onde o individuo e o ator empregam sua força de trabalho, recebendo o valor de troca, para assim suprir suas necessidades físicas e seu

Relacionados