Karl Marx Msm
1. Introdução pág.2
2. Karl Marx pág.3
3. Conclusão pág.4
Introdução
Karl Marx foi um filósofo, cientista social e revolucionário alemão. Que criou as bases da doutrina comunista e marcou a historia política com suas ideias humanitárias. Sua filosofia exerceu influência a chamada Revolução Socialista e em várias áreas do conhecimento, tais como Sociologia, Política, Direito, Teologia, Filosofia, Economia, entre outras.
KARL MARX
Karl Marx nasceu em 5 de maio de 1818 em Trier. Vindo de uma família judaico-alemã, foi batizado em uma igreja protestante. Ao concluir seus estudos quando criança, entrou para a universidade de Bonn, e tempo depois se transferiu para a universidade de Berlim. Cursou filosofia, historia e direito.
Em 1841 ele apresentou sua tese de doutorado onde nela continha uma análise das diferenças entre os sistemas filosoficos de Demócrito e de Epicuro. Marx passou a integrar o jornal Rheinisch Zeitung, onde depois passou a dirigi-lo.
Casou-se com Jenny Von Westphalen em 1843 e mudou-se para Paris; la contratou socialistas. Expulso da França, foi para Bruxelas, onde fez amizade com Friedrich Engels e junto a ele publicou obras (A sagrada família, A ideologia alemã e Manifesto comunista.).
Karl Marx participou de diversas organizações clandestinas com operários e após participar do movimento revolucionário de 1848 na Alemanha, mudou-se definitivamente para Londres. Lá publicou em 1852 O 18 Brumário De Luís Bonaparte, obra que faz uma análise de todo o golpe de estado de Napoleão III. Já em 1859 publicou Contribuição à crítica da economia política, e oito anos após este, foi a vez de publicar o primeiro volume de O capital, sua obra mais importante, cujo tema é economia, com abordagem sobre o sistema capitalista. Neste livro, aponta estudos sobre o acúmulo de capital e mostra que a classe dos