Kar Marx
-Ideologia e alienação
-Salário, valor, lucro, mais valia
Erika da Silva Fernandes RA: B847HH-9
Michele Santos da Silva RA: B8580G-8
Paolla Krystie dos Santos de Sousa RA: B657FI-9
Robert Borges de Araújo RA: B66IFE-5
Yves Lorrane Mendes Vieira RA: B774HE-7
Curso: Psicologia
Turmas: PS2P30/PS2Q30
05 de novembro de 2013, Brasília-DF
Karl Marx
-Ideologia e alienação
-Salário, valor, lucro, mais valia
ÍNDICE
Introdução
Esse trabalho tem como objetivo examinar o conceito de ideologia em Marx, suas ideias sobre alienação, lucro, trabalho, valor, e mais-valia, no entanto, para compreendermos as ideias de Marx, precisaremos conhecê-lo, conhecer sua origem e os fatores que o influenciaram a chegar a tais conclusões. Neste trabalho o conheceremos melhor.
Um primeiro ponto a considerar, quando se fala em materialismo histórico, é o papel da dialética neste paradigma. Aqui o pensamento de Marx não se superpõe necessariamente nem ao materialismo histórico (Paradigma que ele mesmo funda com Engels, mas seguirá adiante como construção coletiva de inúmeros intelectuais). Nem ao “marxismo”, se considerarmos esta designação para representar o programa de ação política que adquire inúmeras variantes no século XX.
Marx, um “materialista histórico”, certa vez afirmou, ironicamente, que não era “marxista”, pois possui um pensamento próprio que inclui as bases gerais do materialismo, mas que o transcende em características que já são próprias de sua produção intelectual específica.
O pensamento de Marx, expresso pela teoria do materialismo histórico, originou a corrente de pensamento mais revolucionária tanto do ponto de vista teórico como da prática social. É também um dos pensamentos mais difíceis de compreender, explicar ou sintetizar. Com o objetivo de entender o sistema capitalista e modificá-lo, Marx escreveu sobre Filosofia, Economia