Kant
Centro de Ciências Sociais
Faculdade de Serviço Social
Disciplina: Pensamento Social I
Fichamento: KANT, Immanuel. Textos Seletos, Ed. Vozes, Petrópolis, 1985. Resposta à pergunta: Que é "Esclarecimento"?
Rio de janeiro, 2014.
“Esclarecimento (Aufklärung) significa a saída do homem de sua minoridade, pela qual ele próprio é responsável. A minoridade é a incapacidade de se servir de seu próprio entendimento sem a tutela de um outro. É a si próprio que se deve atribuir essa minoridade, uma vez que ela não resulta da falta de entendimento sem a tutela de outro” (p.1).
“A preguiça e a covardia são as causas pelas quais uma parte tão grande dos homens, libertos há muito pela natureza de toda tutela alheia (naturaliter majorennes), comprazem-se em permanecer por toda sua vida menores (...)” (p.1).
“É tão cômodo ser menor” (p.1).
“Não sou obrigado a refletir, se é suficiente pagar; outros se encarregarão por mim da aborrecida tarefa (...) considere o passo a dar para ter acesso à maioridade como sendo não só penoso, como ainda perigoso (...)” (p. 2).
“Ora, esse perigo não é tão grande assim, pois após algumas quedas elas acabariam aprendendo a andar; mas um exemplo desse tipo intimida e dissuade usualmente toda tentativa ulterior” (p.2).
“É portanto difícil para todo homem tomado individualmente livrar-se dessa minoridade que se tornou uma espécie de segunda natureza (...) e é então realmente incapaz de se servir de seu entendimento, pois não deixam que ele o experimente jamais” (p.2).
“Assim, são poucos os que conseguiram, pelo exercitar de seu próprio espírito, libertar-se dessa minoridade tendo ao mesmo tempo um andar seguro” (p.2).
“Pois então sempre se encontrarão alguns homens pensando por si mesmos (...)” (p.2).
“O que há de especial nesse caso é que o público, que outrora eles haviam submetido, os forçará então a permanecer nesse estado (...)” (p.2).