Kant X Sartre
No ponto de vista de Kant , tentando responder a pergunta “O Esclarecimento “? Diz ser a saída do homem na sua menoridade.A mesma é a incapacidade fazer uso do entendimento sem interferência externa ou de conceitos prévios . Kant afirma que todo individuo vive uma situação de menoridade em algum momento ou fase4 da vida, isso pó acontecer tanto por comodismo, como por oportunismo, medo ou preguiça. Mas o que não pode acontecer é o individuo permanecer na menoridade a vida toda, renunciando esse processo a si e aos outros.Kant, questiona as autoridades principalmente as religiosas que , através do medo ou do constrangimento, mantenham seus sujeitos, em moneridade, quando já teriam condições intelectuais de não sê-lo. Nesse sentido, todos potencialmente podem esclarecer-se , já que possuem capacidade de pensar mas nem todos conseguem superar o medo, a preguiça ou interesse particular para alcançar a condição de esclarecimento. Alguns instrumentos serve de condição para perpetuar a ausência de esclarecimento.
O esclarecimento depende única e exclusivamente da liberdade. A castração desta mantem o individuo permanente na menoridade, produto ser esclarecido é antes de tudo um compromisso moral para a minoria é detentora de tal habilidade.
Kant mesmo respondido no Sec. XIX, mantém a idéia de esclarecimento da mesma forma em plena atualidade (Sec. XXI) .
Kant ,
Após a conceituação de Kant “O que é Esclarecimento”? , podemos entender que o esclarecimento é o despertar da consciência, é o que nos torna pro ativo e presente em todas nossa ações,sendo responsável por todas.
Kant, sugere que nós homem, escolheremos nos manter na menoridade para nos isentarmos de escolhas e justificar nossas atitude. Onde tudo é nortiada pela divindade (Deus).
Nietzche, ao dizer “Deus está Morto”, destrutiva a conceituação das menoridades relatada por Kant. Se antes de todos os valores eram guiados por Deus, agora com a ausência do mesmo o