Kandinsky
FILOSOFIA
NOME: KARINA SOARES DA SILVA
N°: 22
TURMA: 3002
TURNO: MANHÃ
Belo Horizonte, 25 de maio de 2015.
1) Segundo a exposição de Kanidinsky o que o artista buscou exprimir em sua obra? Cite três quatros, explique.
Resposta: Kanidinsky buscou revelar à maioria da humanidade os novos parâmetros do progresso espiritual. Para ele, “todo aquele que mergulhar nas profundezas da sua arte, à procura de tesouros invisíveis, trabalha para elevar esta pirâmide espiritual, que alcançará o céu”.
Obras :
Composition IV (1911): O quadro é dividido em dois pelas linhas pretas verticais no centro, sugerindo-nos dois quadros distintos: à esquerda, linhas que se cruzam de forma violenta, profusa; à direita, a supremacia das cores conjugadas numa harmonia de formas. Este turbilhão de cores e formas provoca o espectador, fazendo-o reagir (emocionalmente) perante a obra. No entanto, ainda que tudo pareça abstrato, apenas apelativo aos sentidos, a verdade é que os dois traços centrais pretendem ser armas seguras por Cossacos, perto de uma montanha azul, encimada por um castelo. Assim, primeiro há o aspecto emocional, desprovido de quaisquer considerações representacionais. Depois, a percepção destas características representativas leva o espectador do nível emocional para o nível intelectual: “Luta dos sons, equilíbrio perdido, princípio vencido, o rufar inopinado dos tambores, grandes interrogações, aspirações sem objetivo visível, impulsos aparentemente incoerentes, cadeias quebradas, laços desfeitos e atados num único laço, contrastes e contradições, é esta a nossa harmonia”.
No Branco (1920): uma das principais peças da exposição, atente para a harmonia criada somente com cores e linhas. Para Kandinsky, o branco representa “o símbolo de um universo de onde desapareceram todas as cores. Esse mundo está tão distante e alto que seus sons não chegam até nós. De lá só provém um grande silêncio que seria como um muro frio, inacessível