Resumo Planejamento Estratégico da Produção 3 capitulo
Esse plano serve de referencial na empresa para os ajustes de longo prazo do sistema produtivo, no sentido de atender à demanda futura por bens ou serviços. O planejamento estratégico busca maximizar os resultados das operações e minimizar os riscos nas tomadas de decisões das empresas. Para efetuar um planejamento estratégico, a empresa deve entender os limites de suas forças e habilidades no relacionamento com o meio ambiente, de maneira a criar vantagens competitivas em relação à concorrência, aproveitando de todas as situações que lhe trouxerem ganhos.
Deve se verificar se o novo negócio é financeiramente atrativo, qual o custo de entrar neste novo negócio, e quanto a empresa ganhará de competitividade ao incorporar este novo negócio, é muito importante a experiência e habilidade que a empresa possui em cada unidade de negócios. Planejar estrategicamente consiste em gerar condições para que as empresas possam decidir rapidamente perante oportunidades e ameaças, otimizando suas vantagens competitivas em relação ao ambiente concorrencial onde atuam, garantindo sua perpetuação no tempo.
Dentro de uma empresa existem três níveis hierárquicos onde se encontram estratégias de planejamento: nível corporativo, o nível da unidade de negócios e nível funcional. O nível corporativo define estratégias globais, a estratégia corporativa, apontando as áreas de negócios nas quais a empresa irá participar, e a organização e distribuição dos recursos para cada uma destas áreas ao longo do tempo. A unidade de negócios é uma subdivisão do nível corporativo, no caso de a empresa atuar com unidades de negócio semiautônomas. Os níveis de estratégia funcional estão associados as políticas de operação das diversas áreas funcionais da empresa, consolidando as estratégias corporativa e competitiva.
As três áreas básicas da empresa são, Financeira, Marketing e Produção. Estes planos são detalhados e desmembrados a nível tático no sentido de