Kandinsky
1- Nasceu em Moscovo dia 16 de Dezembro de 1866.
2- Filho de uma família de classe média, com os seus 5 anos depara-se com a separação dos pais e acaba por ir viver para Odessa com o seu tio.
3- É ai que tem o seu primeiro contacto com as artes, começa com aulas de desenho e de música, onde aprende a tocar piano e violoncelo.
4- Mais tarde, ingressa da Universidade de Moscovo, licenciou-se primeiro em Direito, doutorou-se e começou a trabalhar a partir de 1893 como docente da Faculdade de Direito da Universidade de Moscovo.
5- Foi entre viagens a Paris, onde aproveitava para visitar museus e galerias da cidade, e por fim, numa exposição dos impressionistas em Munique, que Kandinsky reforçou a sua decisão de apostar numa formação artística.
6- Ainda sob o efeito da exposição impressionista, decidiu recusar o cargo de assistente na faculdade de direito numa universidade russa e, em 1896, aos 30 anos, mudou-se para Munique, na Alemanha, com o firme propósito de dedicar-se ao estudo da arte. Antes de partir, casou com a sua prima, Anya Chimiakin, que levou junto com ele.
7- Frequentou a reputada escola de pintura privada de Anton Ezbé.
8- Nessa altura, Munique ainda não era um dos principais centros de arte na Europa, mas iria tornar-se mais tarde e Kandinsky foi uma peça importante nessa evolução onde teve um papel ativo e decisivo.
9- Optara por Munique, pois tinha facilidade da língua alemã e achou possível entrar rapidamente em contacto com exilados russos com os mesmos interesses que ele. De facto, acabou por conhecer Jawlensky e von Werefkin, na escola de Azbé.
10- Mas as aulas ministradas pelos professores na Alemanha, ainda presos ao realismo e ao academicismo, não o satisfizeram. Ele preferia pintar paisagens coloridas ao ar livre em vez de modelos “mal cheirosos, apáticos, inexpressivos, e geralmente destituídos de caracter”, como descreve o próprio.
11- Entra na Academia
No