Kanban
ORGANOGRAMA
Curitiba
2013
FELIPE SOBRINHO
ORGANOGRAMA
Short Paper apresentado ao curso de Administração da Faculdade Anchieta.
Professor Paulo Muro
Curitiba
2013
Organograma
Na intenção de tornar as estruturas organizacionais transparentes, as empresas investem e focam, cada vez mais, em uma ferramenta estrutural denominada organograma. Esta estrutura é a representação gráfica da empresa, funciona como a planta da corporação.
O objetivo do organograma é ilustrar, de forma clara, cada departamento da empresa e seus colaboradores em questão, com intuito de esclarecer dúvidas de clientes, parceiros e fornecedores.
Foram analisados em grupo os departamentos para a formação da administração de uma empresa e apontado os seguintes departamentos:
“Empresa Magrela” “Produto Bicicleta”
Formatação; DEMANDA, MARKETING, VENDAS, PCM, COMPRAS, COMEX, FISCAL, RECEBIMENTO, INSPEÇÃO DE CARGA, ESTOQUE, PCP, SEPARAÇÃO NA ORDEM DE PRODUÇÃO, MONTAGEM, TESTE DO PRODUTO, INSPEÇÃO DE QUALIDADE, EMBALAGEM, FATURAMENTO, EXPEDIÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, CLIENTE, ASSISTÊNCIA TÉCNICA, OUVIDORIA.
O ponto positivo é garantir a agilidade da percepção das áreas de negócios, ou seja, entender quem é o responsável e quais departamentos podem crescer e para onde os colaboradores podem almejar uma evolução, o ponto negativo é que quando se tem um organograma as pessoas se tornam muito engessadas, mantendo uma hierarquia que, muitas vezes, pode atrapalhar o andamento de departamentos e, no caso mais crítico, influenciar o desenvolvimento dos funcionários por barreiras burocráticas.
Podemos dizer que para a formatação ideal de um organograma para uma empresa é preciso um estudo muito mais aprofundado, pois sabemos que as empresas têm diferentes objetivos e