Kanban
Kanban é um termo de origem japonesa e significa literalmente “cartão” ou “sinalização”. É um conceito relacionado com a utilização de cartões (post-it e outros) para indicar o andamento dos fluxos de produção em empresas de fabricação em série. Nesses cartões são colocadas indicações sobre uma determinada tarefa, por exemplo, “para executar”, “em andamento” ou “finalizado”.
Pra que serve.
Serve para organizar o fluxo de produção com base no desempenho de uma empresa ou puxar processo quando for necessário, empregando o uso de etiquetas de sinalização visuais, que servem como instruções de trabalho para:
1. A produção, indicando o que tem que ser produzido e em que quantidade, assim como indicadores de parada e de incorporação, permitindo ações de programação de alterações da produção;
2. Transporte, o que movimentar, como e por quais meios.
É uma programação expedida pela demanda dos clientes que visa apenas substituir aquilo que foi consumido, produzindo apenas o indicado nos cartões de instrução, em vez de usar as previsões. É um "sistema de controle da produção sem papel, onde a autorização de se produzir vem do processo posterior" e não previsões ou suposições de consumo. É uma parte fundamental do Lean Manufacturing desenvolvido pela Toyota, que se concentra em controlar o trabalho realizado no processo de produção. Comunica visualmente o que produzir, visando uma produção de lotes pequenos, o mais refinado possível para conseguir um processo tão contínuo quanto possível, assegurando a continuidade do consumo. O objetivo pretendido é o de minimizar o trabalho em andamento e, consequentemente, minimizar os estoques, com base na oferta contínua a ser tomada para a quantidade necessária, sempre que necessário, quando necessário.
Um cartão Kanban é uma autorização para produzir e / ou autorizações de movimento. O sistema de cartão Kanban é um método que manipula inventário e expõe problemas e oportunidades para a mudança. Os cartões podem