Viscosidade Relativa
Disciplina: Físico-Química
Relatório da aula experimental: Viscosidade Relativa.
RELATÓRIO DA AULA EXPERIMENTAL: VISCOSIDADE RELATIVA.
Relatório técnico científico apresentado ao Curso Superior de Licenciatura Plena em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, em cumprimento ao relato e experimentação como requisito para avaliação da aula experimental de Físico-Química.
Prof.: Lívia
CURRAIS NOVOS - RN
2014
INTRODUÇÃO
Considere diferentes fluidos como água, óleo de cozinha e mel, acomodados em diferentes recipientes. Provido de uma colher, você pode facilmente verificar que cada um deles oferece diferente resistência ao movimento da colher em seu interior. Ou ainda você pode verificar com eles escoam com dificuldades diferentes por uma pequena abertura, como a de um funil. A grandeza física relacionada à força de resistência ao movimento de um fluido é denominada viscosidade, e o estudo do escoamento ou deformação dos fluidos, sob efeito da pressão, denomina-se Reologia, - termo que vem do Grego, heos, significando “escoamento” e logos, “ciência”.
Viscosidade é uma grandeza física frequentemente associada às propriedades dinâmicas dos fluidos, nos quais se incluem gases, vapores, líquidos, material plásticos, ou mesmos grãos de matéria sólida. Para substâncias de constituição molecular simples, e em aplicações típicas, a viscosidade é uma característica do fluido que depende da temperatura, mas não depende da velocidade de escoamento, por exemplo. Porém, para fluidos constituídos de moléculas mais complexas, como polímeros e biopolímeros, a viscosidade pode variar em função de outros parâmetros, além da temperatura, como pressão e velocidade de escoamento e mesmo o tempo. Independente de sua constituição, a viscosidade dos diferentes materiais fluidos é usada como parâmetro importante que os