Kanban
2012.1 – DIURNO
EQUIPE:
CLÁUDIO RENAN
JOSÉ LYNNEKER
KANBAN
CAMPINA GRANDE
2012
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo mostrar o conceito de kanban, um breve histórico, seus tipos e objetivos.
1 – ORIGENS DO SISTEMA KANBAN
O Sistema de Produção desenvolvido pela Toyota iniciou à filosofia de produção Just-in-Time. Seu objetivo é eliminar os elementos desnecessários referente a produção, reduzindo assim os custos. A idéia básica neste sistema é produzir os tipos de unidades necessárias no tempo necessário, e na quantidade necessária. A redução de custos é a meta mais importante do sistema sendo acompanhada de três metas secundárias para garantir seu objetivo original: Controle de Qualidade, Qualidade Assegurada e Respeito à Condição Humana. O sistema kanban é baseado nos seguintes princípios: produção nivelada, redução de tempo de preparação, layout de máquinas, padronização dos trabalhos, aperfeiçoamento das atividades.
Assim a Toyota desenvolveu um sistema de manufatura que foi simples de operar e controlar com um sistema muito simples de informação, posteriormente conhecido como kanban.
2 - CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA KANBAN
Recorrendo aos conceitos anteriores e focalizando suas características básicas, pode-se dizer que o sistema kanban é um sistema de controle do fluxo de informações e produção em um ambiente JIT, que controla harmoniosamente a produção dos produtos necessários nas quantidades e no tempo necessário, reduzindo os tempos de espera, diminuindo os estoques, melhorando a produtividade e interligando todas as operações de produção interna na fábrica e os processos de fornecimento de materiais de fornecedores externos.
3 - O KANBAN COMO SISTEMA DE CONTROLE DA PRODUÇÃO
O kanban é um método de adaptação às alterações devido as variações da demanda de