kanban
O QUE É KANBAN?
O Kanban é uma simbologia visual utilizada para registrar ações. A palavra Kanban teve a sua origem no Japão, e pode ser traduzida como cartas em que você pode ver e tocar. Foi inventado pela Toyota, fazendo parte do famoso sistema Toyota de produção e está associado a sistemas puxados e ao conceito de entrega just-in-time de produtos. Sua utilização não é algo novo na indústria brasileira, que começou a aplicar esta ferramenta na década de 80.
É uma prática de gestão de estoque e controle de fluxo de peças dada pela utilização de cartões, chamado também de Gestão Visual. Estes cartões representam a necessidade de peças e itens para o processo produtivo e podem ser utilizados em meio impresso, luzes coloridas ou mesmo locais demarcados. A utilização do kanban possibilita a sintonia entre a gestão do estoque e a produção. Ele pode ser subdividido em dois tipos: o de produção e o de movimentação.
KANBAN DE PRODUÇÃO O kanban de produção geralmente é utilizado no início da linha. Ele tem o objetivo de indicar a quantidade certa de peças e componentes necessários para determinada linha. É uma forma de solicitar peças para a linha de produção, facilitando e agilizando todo o processo. Este sistema, atualmente pode ser visto trabalhando em conjunto com sistemas ERP, que controlam a necessidade de peças e itens nas diferentes fases da linha de produção. É comum também a utilização do Kanban eletrônico que possui a vantagem de eliminar perdas de cartões ou mesmo a falta de atualização dos quadros.
KANBAN DE MOVIMENTAÇÃO Também chamado de kanban de transporte ou kanban de retirada, representa um outro momento da cadeia produtiva. o Kanban de movimentação indica a circulação de peças entre as áreas ou mesmo entre a empresa e seu fornecedor.
COMO FUNCIONA ESSE SISTEMA ?
Imagine uma linha de produção de latas, onde o operador deve alimentar a máquina com chapas cortadas para que a