Kanban
Kanban é o método de autorização da produção e movimentação dos materiais Just-In-Time. Kanban na lingua japonesa significa "marcador", que pode ser cartão, sinal ou qualquer dispositivo, que serve para controlar a ordem dos trabalhos e um ponto sequêncial. O objetivo do Kanban é assinalar a necessidade de materiais, assegurando a produção e a entrega a tempo das peças para garantir a fabricação subsequente.
2 ORIGEM DO SISTEMA KANBAN DE PRODUÇÃO
Nesse início da década de 50, o Japão buscava sua reconstrução e estruturação de sua economia, devido à destruição sofrida durante a guerra; era necessário direcionar todos os esforços na formação econômica da nação, implantar e desenvolver novamente a indústria e buscar soluções para todos os problemas deixados no pós-guerra.
Um grupo de executivos japoneses da Toyota Company se dirigiu aos Estados Unidos para observar e estudar como funcionavam os sistemas de produção dos fabricantes de automóveis e de autopeças daquele país. Por curiosidade ou premidos por necessidades individuais, tiveram contato com o sistema de atendimento ao varejo dos supermercados, na época muitos praticado nos Estados Unidos.
Engajados no plano de reconstrução da nação e aliados ao habito da autodisciplina, aqueles técnicos japoneses observaram e estudaram tudo, e não deixaram de traçar comparações entre o sistema de trabalho das industriais e dos supermercados, notando que este último era completamente distinto daquele primeiro. Num supermercado são os clientes, em função do atendimento de suas necessidades próprias, que determinaram como deve ser o serviço de reposição de mercadorias em relação às marcas existentes, quantidades e períodos; principalmente num regime econômico estável no qual é desnecessário manter estoques de produtos em casa, isto quer dizer que o consumidor é quem puxa as atividades daquele tipo de estabelecimento varejista.
O sistema de produção puxada é uma maneira de conduzir o processo produtivo, de