Kanban
Fábio do Livramento
Prof. Roberto M. Gonçalves
Centro Universitário Leonardo Da Vinci – UNIASSELVI
Tecnologia em Logística – (lod0026) – Prática Educativa do Módulo IV
10/07/2012
RESUMO
O Kanban é uma filosofia que visa à perfeição, é um método simples, tanto em funcionamento como em compreensão. A utilização deste sistema colocara em evidência a maior parte dos problemas da fábrica. Gerir um fluxo de produção pelo método kanban exige uma grande fluidez. Por este fato deve-se respeitar certo número de condições se, pretende-se que o método funcione.
Palavras-chave: Sistema. Produção.
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho, serão apresentadas técnicas de produção utilizando a ferramenta Kanban com a finalidade de obter resultados realmente superiores. Com a implantação do sistema Kanban na produção teremos um processo produtivo viável, eliminando o desperdício de material e serviços ,minimizando custos e maximizando os lucros, disponibilizando com isso um capital de giro maior.
2 KANBAN UM SISTEMA DE ORIGEM JAPONESA
O sucesso na implantação do sistema Kanban na produção foi resultado obtido através da experiência adquirida através da análise da produtividade industrial no Japão. Kanban é mais do que um sistema de controle de produção e estoque é uma filosofia de administração dedicada a perfeição, simplicidade e respeito a dignidades humana. O Kanban é uma técnica japonesa de gestão de materiais e de produção no momento exato que é controlado através do movimento de cartão (Kanban). A palavra Kanban em japonês possui vários significados, tais como: cartão, símbolo ou painel. Em linhas gerais é um sistema de controle da produção cujo objetivo é minimizar os estoques de material em processo, produzindo em pequenos lotes somente o necessário e no tempo certo. A implantação do Kanban, a princípio, utiliza dois tipos de cartão, o kanban de produção e o Kanban de